quarta-feira, 7 de abril de 2010

Lugar de Lixo é no Lixo ... Parte II




Vamos jogar os políticos no lixo e não o nosso voto ...

Nessa eleição não reeleja ninguém !!!!

Ta ná hora de reciclar a política do Brasil
 ...

Lugar de Lixo é no Lixo ...




Galera é muito fácil colocar toda a culpa das enchentes que assolam nosso país, a última no Rio de Janeiro, só mente nos governantes. Sou testemunha da falta de educação do nosso povo, temos que fazer a nossa parte. Todo o lixo que jogamos na rua vai para as galerias de esgoto, entope ralos e bueiros.
Cobrar de nossos governantes é nosso dever, mas será que também não temos de cobrar de nós mesmos ????
Li nos jornais, a pouco tempo que um dos principais causadores de entupimento nas galerias de esgoto é o fio dental, quando li achei meio absurdo que um pedacinho de fio dental pudesse causar tanto problema, mas a explicação dos técnicos da empresa de saneamento do Rio de Janeiro (CEDAE) foi bem condizente, se cada cidadão jogar 30 cm de fio dental no vaso sanitário e der descarga, juntando um condomínio com 30 famílias e cada família tem em média 4 pessoas, teremos 36 m de fio dental somente em um dia na galeria de esgoto daquele bairro, e esse fio dental associado a outros lixos, como o palito de sorvete que se joga pela janela do carro ou o canudinho que vai para calçada junto com a latinha (ainda temos uma cultura que latinha não é lixo sempre alguém cata, mas esquecemos o bendito canudinho) se torna um enorme tampão. 

Li, recentemente, uma crônica do Rui Castro, colunista da folha de São Paulo e da Band News que coloco a seguir.

Pelo cano, Por Ruy Castro

 Outro dia, fui repreendido domesticamente por jogar fio dental no vaso e dar a descarga. A repreensão foi suave, mas firme: um palmo de fio dental pode parecer inofensivo, mas despejá-lo ali é uma das piores agressões ao meio ambiente. "Leva 500 anos para ser absorvido!", disseram.

Só então caí em mim. Um palmo costuma ter 25 cm. Quatro palmos de fio dental por dia, equivalentes a quatro aplicações regulamentares, significam 1 metro de fio dental descendo diariamente pela privada.

Donde, em menos de três anos, despejei 1 km de fio dental de forma imprudente. Fiz um rápido exercício aritmético sobre os anos em que venho cometendo esse deslize e me dei conta de que já fui responsável por quase 20 km de encanamentos, tubulações, esgotos, estações de tratamento, elevatórias e emissários entupidos pelo fio.

Desde então tenho me esmerado em soltar o fio dental no lixinho, para aplausos da galera. Mas será que um dia conseguirei redimir-me pelas espécies que ajudei a asfixiar, obstruir, intoxicar, intumescer ou envenenar com minha insensibilidade ecológica? E de que adiantará tornar-me ambientalmente correto se meus semelhantes ou, digamos, os vizinhos não fizerem o mesmo?

Aliás, que vexame. Li no jornal que os campeões de entupimento de esgotos são absorventes, algodões, camisinhas, cotonetes, cuecas, fraldas, o dito fio dental, plásticos e até comestíveis, como pizzas aos quatro queijos, bruschettas e mortadelas. Tudo pelo cano. E ouvi dizer que se achou uma boneca inflável com pouco uso numa galeria pluvial em Copacabana.

Claro, as autoridades têm de cumprir a sua parte. Mas também quero contribuir: se um dia eu tiver celular e ele me provocar um acesso de fúria, prometo não me vingar dele varejando-o no vaso e dando a descarga, como já fizeram.

Fonte: Folha de S. Paulo




Me engana que eu gosto




Será que algum dia o Ministério Público vai processar essas empresas por propaganda enganosa ???

Orgulho do Papai



Como deve se sentir um pai, que passou talquinho na bundinha dessa criatura ???

PAC II



Realmente com essa chuva no Rio de Janeiro vimos o que realmente é o PAC, e agora ainda vem o PAC II ...

Essa moda tem que pegar



Aposto que é alguma festa de jogador de futebol ...